terça-feira, 5 de outubro de 2010

Boardwalk Empire – 1x03 - Broadway Limited


Por Adecio Moreira Jr.

Se nos dois primeiros episódios a lentidão de Boardwalk Empire reinou, em “Broadway Limited” a coisa começa a deslanchar. A começar pela revelação de que o fracassado atentado que Jimmy e Al Capone cometeram deixou um sobrevivente. O atingido além de sofrer com um tiro no intestino, ainda sofreu uma tentativa de sufocamento por um lacaio de Nucky e passou por um indesejável depoimento com o federal Van Alden.


Nucky Thompson é um dos protagonistas mais apagados que eu conheço. Apesar de estar no epicentro de todas as tramas da série, ainda pouco se sabe sobre ele em várias questões. Seria cedo dizer que isso não mudará. Margaret, que após passar por um aborto causado pela surra que levou do marido, passa a trabalhar numa boutique graças à Nucky. Ela parece não se importar com as ajudas dele, o considerando um mero altruísta.

Duas grandes questões foram tratadas no episódio. A primeira foi às conseqüências psicológicas que a guerra contra a França causou em Jimmy. Visivelmente perturbado, ele é capaz de desconfiar que sua esposa tenha um caso com o fotógrafo apenas ao olhar o álbum de fotos. Para aumentar sua desconfiança, seu próprio filho tem mais familiaridade com esse fotógrafo do que com o próprio pai. O personagem em si é ridículo. Mas por todo o momento, ele é alvo de críticas do irmão por sempre tomar as piores decisões. O fato é que com a aproximação de Van Alden, ele vai foragido para Chicago, onde certamente se juntará com Al Capone de novo.

Outra questão a ser relevada é a negociação entre Nucky e Chalky White pela transferência clandestina de licor. Mas a morte de um dos negros que trabalha para Chalky pode culminar numa guerra racial às vésperas das eleições. Tudo para aumentar ainda mais a dor de cabeça de Nucky. E Van Alden - insisto em afirmar - será a cereja do bolo de Boardwalk Empire. A cena angustiante em que ele enfia sua mão no intestino infectado do sobrevivente e (ainda mais) o jantar com a sua esposa serviram para instigar ainda mais. Movimentações estão para acontecer. E isso ainda é só o começo.

1 comentários:

Esta série tem ideo crescendo lentamente ea verdade vale a pena, eu me lembro quando eu vi a primeira temporada, eu encontrei apenas um conjunto mais ação, mas com o passar do tempo Boardwalk Empire traçar a linha que ao contrário de muitas outras séries, eu acredito que não há nada na TV como ele.

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More