terça-feira, 19 de outubro de 2010

Community - 2x04 - Basic Rocket Science


Por Everton Galdino

Caro leitor, você já assistiu o filme Armagedom, aquele com Bruce Wilis e Ben Affleck? Pode ser que não, mas já deve ter assistindo algum filme americano onde astronautas são enviado ao espaço, passam por problemas técnicos em sua missão, mas acabam salvando a terra no final das contas, né?. Você pode estar perguntando: Ok, mas o que isso tem a ver com o episódio de Community?? Eu te respondo TUDO. Este episódio surpreende por fazer milhares de conexões com esses tipos de filmes, em especial a Armagedom que foi o maior sucesso nesse gênero das últimas décadas.
A história começa com o louco reitor de Greendale tentando fazer com que sua faculdade não seja ofuscada (se é que algum dia já teve algum brilho) pela universidade concorrente. Para tal, ele adquire um antigo simulador espacial (na verdade uma vã dos anos 80 equipada com um computador estilo Atari da época) para a universidade. E cabe a turma de Jeff realizar a limpeza do velho furgão. Roupas brancas no estilo astronautas e a famosa entrada triunfante dos “astronautas” em câmera lenta (coordenada é claro por Abed), já dão o clima de como será o episódio.

Um acidente acaba prendendo os amigos dentro do simulador espacial, que só irá destravar ao final do processo de simulação estar completo, e é nesse momento que começa a diversão. Abed acaba ficando de fora da “viagem”, mas isso é mais do que justificável, afinal, em todo filme espacial sempre tem um personagem importante que fica em terra para dar instruções e coordenar as operações (Houston, we have a problem).



A “nave espacial” misteriosamente é rebocada e levada para um lugar desconhecido. É neste momento que a equipe foca em se unir e trabalhar como um verdadeiro time com o objetivo de retornar a “Terra” (leia-se Terra por Greendale), exceto Pierce que enlouquece e é trancado nos fundos da “nave espacial” (Armagedom feelings). Ajudados por Abed que apesar de não estar “a bordo” conhece toda nave, e por Troy que assume o papel de capitão, os astronautas de Greeandale conseguem deixar o espaço e retornar a terra... Ops, a faculdade... Claro que teve aquele momento triunfal de retorno cheio de abraços, choro, criancinhas correndo, câmeras e todos os demais clichês desses filmes americanos.

Fico a cada dia mais impressionado com Community. Qual a série de comédia consegue atualmente fazer conexões com filmes desse tipo e ser tão divertida e bem feita ao mesmo tempo? Me digam... Lembro que esta não é a primeira vez que filmes fazem parte de episódios de Community. Quem viu a primeira temporada vai sempre lembrar genial episódio do Paintball, cheio de links pra filmes, e das diversas participações de Abed com situações que remetem a filmes de Hollywood.

Sugiro que, quem não viu ainda, assista Armagedom antes de ver esse episódio de Community. Boas partes da graça, e das piadas, são feitas exatamente da relação ente o filme e o que acontece no episódio. Por fim, adorei o que vi.

Minha nota para o episódio: 9,5

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More