quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Community - 2x03 - The psychology of Letting Go


Por Everton Galdino

Respeito ao próximo, esse foi o tema central do novo episódio de Community. Os personagens, assim como a maioria de nós, têm dificuldade em aceitar pensamentos, atitudes ou crenças que contrariem suas próprias. Classifico esse episódio como surpreendente, não pela diversão garantida, que tem sido algo comum a Community, mas pelo recurso genial que foi usado no episódio (falarei sobre isso mais tarde).





O episódio é dividido em duas histórias principais, a primeira envolve a morte da mãe de Pierce, encontrada morta por Troy. Todos ficam preocupados em saber como Pierce iria lidar com essa situação. Porém, se espantam ao ver que ele está muito bem. Pierce se apoia na controversa crença que, na verdade sua mãe não estaria totalmente morta, esta seria apenas “vaporizada” para poder acordar posteriormente com a evolução da ciência. Essa idéia maluca vem da “religião” que Pierce segue. Seus amigos têm dificuldade de aceitar que alguém acredite em tais absurdos e, por isso, tentam convencê-lo do contrário. Principalmente Jeff que, ao descobrir que mesmo “tratando seu corpo como um templo” (palavras dele) não tem controle sobre a morte, e por isso pretende fazer com que Pierce também aceite a morte da sua mãe.



Outra história lidada na trama é quando Britta e Annie se juntam para arrecadar fundos para ajudar no combate ao derramamento de óleo no golfo. Começa a existir uma disputa entre as duas quando Britta percebe que Annie arrecada mais dinheiro com homens graças ao seu jeitinho “lolita high school”. Isso acaba gerando uma discussão, que chega ao ponto de rolar uma luta coberta de óleo (aí sim que as duas conseguem chamar mais atenção dos homens de Greendale e arrecadar muito dinheiro).

O episódio foi bastante interessante por tratar de forma bem divertida um tema importante como é o respeito ao próximo. Vale destacar que não somente a parte séria do episódio foi boa, tivemos muitas cenas hilárias, tais como: Pierce carregando a sua “mãe luminária” pra todo lado; o professor Duncan impedindo o Chang de comer na lanchonete (ri alto com Chang não podendo ultrapassar o campo de força de Duncan); e etc.

Mas, o mais genial desse episódio não é algo que se pode ver sem prestar bastante atenção. Eu, na verdade, só percebi no final do episódio que existia alguma coisa diferente, revi o episódio inteiro e comprovei. Enquanto toda a história principal se desenrola em primeiro plano, em background rola uma historinha paralela envolvendo Abed. Tinha achado estranho ele ter ficado ausente de grande parte do episódio, mas agora percebo que ele estava por lá, basta prestar bem atenção no que ocorre no pano de fundo do episódio. Achei esse recurso GENIAL, difícil encontrar algo tão diferente nas séries atuais. Por essas e outras que, pra mim, Community é uma das melhores coisas na TV atual.

Minha nota para o episódio: 8,5

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More