quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Rubicon - 1x11 - A Good Day's Work


Por Adecio Moreira Junior

Em sua reta final, Rubicon finalmente apresenta movimentação na trama ao apresentar algumas respostas. Will Trevers agora corre o real perigo de morte, sinal que todo o seu trabalho de investigação particular está na sua conclusão certeira. Katherine se sente observada e diz desesperadamente que não confia em mais ninguém. E na API, a equipe descobre uma informação bombástica sobre a identidade de Kateb.


Tudo isso juntamente com a principal revelação da noite. Segundo as investigações pré-conclusivas de Will, as crianças da foto cedidas por Katherine são homens que fundaram organizações e utilizavam de informações privilegiadas do trabalho de Will e sua equipe na API e lucravam com elas. Ou seja, como na maioria das histórias de conspirações, eles (os vilões) têm sempre em comum algo que o fazem serem tão maus: a ganância. E essa vilania em Rubicon é muito bem representada pela figura de Spangler, que antes parecia tão calmo e nesse episódio mostrou toda sua ira ao perceber que Will está bem próximo das informações sobre o grupo Fishers Island.

Aliás, os atores Michael Cristofer e James Badge Dale, que dão vida à Spangler e Will respectivamente fizeram um trabalho impecável neste episódio. A cena em que Spangler vai ter uma conversa aparentemente informal com Will é uma forma de mostrar a capacidade da interpretação corporal deles, além das entrelinhas demarcadas. Só nós sabemos que ali se trata de uma conversa que um homem tem com outro homem que ele acabou de traçar um destino. Will obviamente não sabe, mas quando chegar a sua casa sofrerá uma tentativa de homicídio. Ao conseguir matar o seu quase assassino, o rosto de Badge Dale confirma que ele deveria ser lembrado nas próximas premiações. Coisa que acho difícil acontecer.

Outra descoberta importante feita por Gran é que Kateb na verdade é uma identidade fabricada. O extremista na verdade é um universitário americano que se aliou ao Al Kaeda, e no momento em que eles buscam mais pistas, descobrem que o próprio está nos EUA. Ainda teve espaço para os dramas pessoais de personagens como Andy, Miles/Julia e Tanya, que parece sofrer com sua recuperação. Resta ainda saber o que o bilhete que Katherine descobriu na caixinha de música traz de relevante e se Kateb está ligado ao grupo representado pelo trevo de quatro folhas. A tensão predominou Rubicon.

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More