terça-feira, 9 de novembro de 2010

Boardwalk Empire - 1x08 - Hold Me in Paradise



Por Adecio Moreira Jr.

Em um episódio que mostra a preparação de uma virada que irá apresentar as últimas emoções da primeira temporada de Boardwalk Empire, a série manteve o bom nível estilístico.



Em compensação, algumas cenas soaram arrastadas durante a Convenção Nacional Republicana, com as maquinações políticas que Nucky Thompson trava, e nos meandros, colabora com a eleição de Warren G. Harding (o presidente dos EUA no período de 1921 e 1923).


Enquanto Nucky trabalha em Chicago, seu irmão Eli assume as responsabilidades em Atlantic City. Mesmo com sua inveja velada da popularidade e status social do irmão, sempre tive pena de Eli por ter que viver nas sombras de Nucky, mesmo sendo o xerife daquela área. O fato é que a presença dos italianos em Nova Jersey causará ainda muito mais dor de cabeça em Nucky do que até agora ainda tem dado. No assalto ao cassino, Eli é atingido por um tiro que representa a fraqueza de Nucky em não poder reagir. O que ele está entusiasmado em querer mudar. Para isso, convoca Jimmy a voltar para Atlantic City e retomar o respeito que parece estar perdendo. Jimmy, mesmo estando bem ao lado de Sr. Torrio e Al Capone, sabe que ele sempre será “um estranho no ninho” (como diz Nucky) por ser um irlandês em meio a italianos. Ele acabará voltando mesmo.

Com essa volta à Atlantic City, algumas coisas poderão ser evolutivas. Sua esposa Angela, que anda mantendo uma relação homossexual, pensa que foi abandonada financeiramente por ele. Lucky Luciano, uma das pessoas que querem sua cabeça andou transando com sua mãe e Nelson Van Alden está em seu encalço, sabendo inclusive que ele teve participação direta no assalto de carga de Rothstein, aliás, este participou de uma cena que remeteu ao escândalo Black Sox, da qual ele defende sua inocência por jamais querer ferir a imagem de um jogo tão cultural como é para os americanos. E espero ansiosamente pelo embate entre ele e Nucky.

Margaret parece estar completamente a vontade no papel de amante, exibindo suas jóias e aproveitando sua nova posição de dondoca. Mas ouvir desaforos de Lucy é demais para ela, e um tapa dado no rosto da rival foi muito merecido, mesmo que ainda ache Lucy um alívio cômico bem aproveitável. Gosto dela. Margaret também virou uma espécie de “pessoa a quem confiar” de Nucky, dando a ela a tarefa de tomar conta dos seus papéis. É aí que ela certamente descobre que Nucky está até o pescoço com a clandestinagem do álcool.

Mas o grande destaque do episódio vai mesmo para Nelson Van Alden. Desde que ele apareceu pela primeira vez à mesa com sua esposa Rose, eu sabia que aquelas refeições na casa dele estavam longe de ser triviais. Rose é uma mulher que sofre por ser estéril e pede ao marido auxílio para uma “cirurgia corretiva para mulheres inférteis”. Vendo o sofrimento da esposa e dizendo que iria fazer o possível, eu já pensei que ele iria se utilizar do dinheiro que ele desvia das cartas que Jimmy manda para Angela. Enganei-me. A cena em que ele transfere o dinheiro para a verdadeira destinatária, deixando Rose inconsolável foi uma (grata) surpresa. O que dá continuidade a qualidade narrativa que Boardwalk Empire apresenta sempre.

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More