sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Boardwalk Empire - 1x07 – Home


Por Adecio Moreira Jr.

Há semanas que eu venho chamando a atenção pelo fato de um protagonista como Nucky Thompson ser apenas uma peça que carrega tantas responsabilidades e é pressionado por obrigações políticas, enquanto outros personagens que o cercam estão melhores trabalhados no roteiro de Boardwalk Empire.


Nessa semana, a meta era justamente trabalhar o personagem com a construção de um arco que já havia sido muito bem empregado em séries consagradas como The Sopranos. Nada mais interessante do que um mafioso lidando com sua infância problemática e fracassos familiares.

Numa conversa casual, uma vizinha (também amante confessa) aconselha Margareth a não dar chances para que o “homem dela” fale de seus problemas emocionais, pois há o risco de todas as vez que ele a olhar, lembrará de sua própria fraqueza. Maggie parece não dar ouvidos e busca ajudar seu novo tutor através de suas memórias. Nucky, em uma ida a casa onde cresceu e lidar com o pai que o abusava moralmente no decorrer de sua infância o levam a sentimentos de fraqueza em relação à sua própria pessoa. Mesmo diante de seu poder político em Atlantic City, Nucky não deixa de ser alguém com seus fantasmas próprios, muito deles ligados ao sofrimento representado pela figura paterna (o Uncle Pete de Damages).

Como disse, não é algo tão original, diria até mesmo que é uma saída fácil, de pouco comprometimento. Mafiosos são por si só, figuras de pouco sentimentalismo, mas apresentar a insegurança dos mesmos - por mais usual que possa ser - não deixa de ser algo frutífero. Agora conhecemos ainda mais o rosto principal da série.

Outras coisas interessantes aconteceram. Uma delas foi o inicio da vingança sangrenta de Jimmy após perder a amante prostituta Pearl. Foi até fácil encontrar o culpado pela perda do rapaz e julguei ser um acerto de contas bem passageiro, mas o melhor ainda estava por vir. Em uma primeira consulta a um programa que promete recuperação psicológica aos ex-combatentes de guerra, ele conhece Richard Harrow, um homem de figura peculiar por utilizar-se de uma máscara em metade de seu rosto, assim como o Fantasma da Ópera. A amizade entre os dois é logo selada e ambos vão participar da cena mais bem dirigida do episódio, num trabalho técnico excelente.

O federal Van Alden pouco teve destaque, mas através de sua cena podemos ver que ele confirma sua desconfiança. Jimmy estava realmente por trás do assalto a uma carga de bebidas, e isso o leva, mesmo que indiretamente, à Nucky. Chalky White recebe uma proposta da ala italiana – agora associada a Lucky Luciano, e julga ser de Nucky. Agora a disputa está ficando maior.

E quando pensávamos estar certo de que a mulher de Jimmy estava mesmo o traindo com o fotógrafo, temos a surpresa impactante (e por que não dizer ótima) de que ela transa na verdade com a mulher dele. E para Lucy, uma persona indispensável, sobrou mesmo chorar no cinema.

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More